O que fazer para uma pessoa da equipe desempenhar melhor durante essa pandemia?
Em períodos de crise, tudo se torna mais desafiador e é compreensível que sob pressão nós líderes nos tornemos mais críticos. É preciso fazer uma avaliação justa considerando os impactos da pandemia não somente no âmbito profissional, pois agora o ambiente da casa passou a ser o novo ambiente organizacional, e tem grande influência sobre o desempenho do profissional em questão – que pode ter mais familiares em casa do que antes ou estar sozinho(a).
Minha dica#1 é começar as conversas sobre desempenho compartilhando um pouco sobre como você anda se sentindo e percebendo sua própria performance. Teve algo que te energizou ou desestimulou durante a última semana?
Exercite a famosa escuta ativa, perguntando e interagindo conforme aprofunda o que ouve. Teria acontecido algo diferente nos últimos dias para essa pessoa também?
Nesse momento em especial é necessário demonstrar gratidão. Todo ser humano quer se sentir necessário, valorizado e quer saber que seu trabalho é apreciado e faz diferença. E aqui vai a dica#2: relembre qual o diferencial deste profissional e valorize como essa competência já o(a) ajudou em outros desafios. Do seu ponto de vista, como esse diferencial pode ajudá-lo(a) a sair do estresse atual? Isso tende a trazer insights e impulso para resolver a questão de baixo desempenho.
A dica#3 é um lembrete para se colocar à disposição do profissional perguntando como pode ser mais útil nesse momento à distância. Cuide para que o conteúdo seja útil, real e relevante, pois caso contrário ele desperta gatilhos emocionais que causam resistências e pode impactar a relação entre vocês. Compartilhe sempre mais de uma sugestão ou referência para promover a mudança desejada.
Para finalizar, esteja aberto também para receber esse presente, pois ao ganhar um feedback a gente sempre melhora!
Uma boa semana de fechamento de mês!