Como comunicar à empresa que você está grávida na volta da licença-maternidade?
Essa é uma das perguntas que tira a noite de sono de muitas gestantes que vivem o desafio de uma segunda ou terceira gestação num intervalo tão curto de tempo. Em muitos casos ela aparece de forma inesperada, e em outros poucos, planejada.
Na primeira gravidez as mulheres tendem a adiar a comunicação para evitar dissabores em caso de um aborto espontâneo que é natural numa primeira gestação segundo os médicos. Entretanto, na segunda vez, elas tendem a adiar ao máximo buscando estudar a melhor forma de comunicar a notícia e organizar-se internamente para tal evento.
Sempre me lembro de um caso onde uma profissional me conheceu justamente quando estava aflita para contar ao chefe, dono de uma personalidade forte e de valores um tanto machista, que estava grávida novamente. Era sua terceira gravidez e não estava disposta a tolerar comentários jocosos ou piadinhas nem dele e nem dos colegas. Foram necessárias poucas sessões para entender o desejo dela e o cenário na empresa para apoiá-la na condução de seus planos. Simulações dos possíveis diálogos com o chefe foram treinados para cada opção visando o respeito à hierarquia e a segurança em seu posicionamento. Se acrescentarmos que os hormônios femininos neste estágio da gravidez não oferecem tamanho equilíbrio emocional, o plano se torna ainda mais desafiador e necessário.
O apoio dado à clientes como esta, faz com que a conversa tão temida se torne uma conversa respeitosa e profissional permitindo que um plano de trabalho para o período gestacional e a volta ao trabalho seja estabelecido com tranquilidade, transparência e confiança junto a liderança.
Posicionar-se com firmeza considerando os possíveis cenários se faz necessário para viver plenamente a maternidade no ambiente de trabalho. Desde um apoio ao desenvolvimento do planejamento profissional à adaptação do mesmo num complexo contexto de trabalho, permiti que as mães profissionais prosperem em suas carreiras e evitem conversas veladas quando trabalham suas expectativas e planos junto aos gestores, equipes e à empresa.
Afinal de contas, ficar grávida não é tão simples assim!