fbpx

Em tempos de correria e imprevistos, como tomar boas decisões?

como-tomar-boas-decisões

Ontem à noite, um pouco antes de ir para cama recebemos via Whatsapp a notícia de que não haveria aula na escola dos nossos filhos, pois devido as fortes chuvas na região e um problema na Sabesp a escola estava impossibilitada de receber os alunos em plena condições de higiene e funcionamento. Previsão de normalização, 3afeira!

Lamentei por todo o trabalho e estrago na escola, lamentei por todos os impactos na vida dos proprietários e trabalhadores da escola, pelos trabalhadores pais e mães de alunos e pelos alunos de maneira geral. Também agradeci que esse era o motivo e que nada mais trágico tinha acontecido, como o que se vê pelas manchetes dos telejornais. Ainda que seja ruim, penso que poderia ser pior e então vamos em frente.

Mas como seguir em frente, se para dar conta do dia a dia a escola é seu braço direito? Como seguir em frente se este acontecimento afeta muitos e em larga escala? Como ir trabalhar sem ter com quem deixar as crianças num ambiente seguro e com profissionais especializados para apoiar o desenvolvimento dos seus filhos? Como fazer uso do Home Office quando não se está disponível para trabalhar em casa? Como trabalhar sem nem a função home office é cogitada na sua empresa ou a atividade permite? Como resolver agendamentos, atendimentos, reuniões, e viagens programadas para esse dia? Combinados com a equipe e com o chefe? Dentista? Exames? Faxina? E se você é mãe ou pai independente e não tem um suporte dentro de casa para eles imprevistos? Simplesmente nada vai acontecer nessa 2feira como programado.

A questão é que esse fato está dentro daquele terço que não podemos controlar.  Um fenômeno da natureza ocorreu e devastou aquela região e foi agravado por um problema da Sabesp.

Podemos gastar um tempo enorme pensando ou discutindo como isso poderia ter sido evitado ou minimizado, se cada um nesse mundo tivesse feito a sua parte, mas prefiro e sugiro focarmos no que temos para resolver agora. E o que tenho certeza que fará a diferença aqui, é saber o que é essencial para tomar boas decisões. No meu caso, recebi a notícia quando já estava exausta e nada parecia funcionar como uma boa solução. Então disse ao meu marido, vou dormir e amanhã cedo com a cabeça descansada te respondo…tinha tanta coisa envolvida…aff!

Demos nosso jeito. Fizemos inúmeras ligações e estamos trabalhando de casa. São 10:40 da manhã e até estou escrevendo esse “post” para vocês que também não estava programado. Ele dá atenção para as crianças de manhã e eu trabalho, e a tarde invertemos para ele poder sair para trabalhar a noite.

Em tempos de correria e imprevistos, o que para você é essencial para tomar boas decisões?

Compartilhe!

Se inscreva em nossa Newsletter!

Veja mais

O Equilíbrio Entre Maternidade e Trabalho

Soluções para Profissionais e Empresas