Ela chegou contando que passava por uma situação difícil no trabalho por conta do momento da empresa, e estava em dúvida sobre sua carreira. Mesmo assim, esperaria até o final do semestre para ver como ficarão as coisas por lá.
Então, um velho ditado me veio a cabeça: “quem espera sempre alcança”. E hoje em dia posso afirmar que: “quem sempre espera, frustra-se!”
Tal afirmação pode não servir para você no momento, pois são muitas as variáveis, mas sugiro analisar:
- Se uma pessoa prefere vislumbrar o futuro por meio da perspectiva do outro, e sente-se segura quando chefes, familiares, empresa, e etc, lhe dão norte está tudo certo, pois quando o momento chegar, saberá o que de melhor fazer por orientação do outro.
- Se uma outra pessoa prefere dar o tom e a direção para viver a vida a sua própria maneira, está tudo certo planejar sua saída e trilhar um novo caminho o quanto antes.
- E se a preferência é colocar tudo na balança antes de tomar qualquer decisão, está correto olhar para o mercado, atualizar seu currículo e se esforçar para ampliar a rede de contatos de forma estratégica para atuar no momento que lhe for mais conveniente.
Então, qual é problema? O problema é esperar literalmente sem fazer nada. Deixar a decisão da sua realização profissional que se constrói diariamente nas mãos de uma empresa que pode não ser mais o seu lugar de trabalho num futuro próximo. Te soa estranho?
Então saiba que já ouvi pessoas afirmando que não queriam ser protagonistas, mas que agora que são mães, vivem tendo que decidir e orientar os pequenos e a rede de apoio.
E é isso que a gente tende a fazer quando não se sente grande o suficiente. Quando passamos a nos sentir grandes e a saber o que queremos, já nem queremos ouvir aqueles que até muito pouco tempo eram os grandes, e então o sentimento de protagonismo parece nos apossar.
Ninguém sabe da sua vida melhor que você mesma, eu garanto. É que às vezes passamos tanto tempo querendo agradar o externo que não agradamos mais o interno.
E com isso gostaria que vocês refletissem: nesse momento você está agrando quem? E qual o impacto disso?
A sorte acontece para quem está em movimento. Não deixe para amanhã o que você pode começar agora!