É muito comum entre as mulheres o questionamento sobre qual a melhor fase da carreira para ter filhos. Responder a tal questionamento exige uma análise criteriosa de diversos fatores que vão além do âmbito profissional, mas que é totalmente impactado por ele – o período mais fértil, o desejo e o momento do casal, o momento da carreira e suas expectativas, as finanças da casa, o apoio da família, a estrutura do lar para receber um novo membro e por aí vai tantos outros.
Costumo analisar e trabalhar com minhas clientes a maternidade e a carreira sobre os seguintes aspectos: o desejo e a vontade real versus o poder e a realidade no momento atual que não estão necessariamente sob seu total controle.
No filme ”O Começo da Vida”, existe uma pergunta primordial a ser respondida e que antecede a pergunta título deste texto: para que você quer ter um filho? Tal resposta se faz imprescindível para lidar com os desafios enfrentados pelas mulheres no mundo do trabalho e fora dele. Vai exigir planejamento, posicionamento, dedicação e negociação para tornar-se a melhor mãe que puder ser em pleno auge de carreira.
Nestes últimos anos, tenho me dedicado a ajudar mulheres com dúvidas desse tipo a identificar qual é a melhor fase compreendendo o que é essencial para uma boa tomada de decisão. E que em alguns casos pode até ser a certeza de não querer filhos.
Portanto, a melhor fase para ter filhos é aquela em que você se sentir preparada para aceitar novos desafios e tiver disposta a aprender algo novo na prática, pois bebê nenhum vem com manual. 😉
E se precisar de uma ajuda extra, pode contar comigo.
Um beijo carinhoso.
Sumaia Thomas