fbpx
tomada-de-decisão

Basicamente falando, toda vez que estamos diante de uma tomada de decisão a única coisa que queremos é acertar na escolha da decisão. Uns mais impulsivos, outros mais cautelosos, mas todos com o mesmo objetivo: Acertar! Resolver! Ganhar! Alcançar o esperado!

E muito provavelmente sabemos descrever alguns passos do que fazemos ou do que precisamos para tomar pequenas ou grandes decisões para que sejamos bem sucedidos. Por outro lado, nos questionamos centenas de vezes diante de outras situações e não sabemos o que fazer para ficar bem com a decisão. Parece contraditório, mas na busca de ter prazer e evitar a dor, procrastinamos! E é aí, que se resistimos, o problema persisti em aparecer.

Em um workshop com o Tony Robbins me marcou a seguinte frase sobre o ser humano e seu modus operandi: ter prazer e evitar a dor é o que todos buscamos. E na prática,  pude observar que essa máxima está em todo lugar. Se o que temos que decidir for demorar, doer ou dificultar qualquer coisa, ainda que seja o melhor a fazer, tendemos a procrastinar para ver se algo mais fácil aparece.

Conhecer em que momentos fazemos isso é essencial para uma boa tomada de decisão, pois podemos mensurar onde vai ser necessário um esforço extra para alcançar o que queremos. E quando temos consciência de como se faz isso, passamos a ter um alerta de mudança. O próximo passo é ter um plano de como se quer resolver isso ao invés de reclamarmos sobre isso.

Saber o que nos leva a melhor escolha contempla também avaliar quais os impactos que as nossas preferências trazem para uma decisão. Responda para si mesma: qual o custo de esperar para ver se uma solução mais fácil aparece? Como o melhor resultado vai ser impactado? E quem está envolvido nisso?

Dedique tempo para aprofundar como as suas preferências e características interferem na sua tomada de decisão diariamente. Vai desde o que comer no café da manhã à realizações de sonhos na vida pessoal e na carreira. Ao acordar todos  você toma uma decisão, qual foi a sua escolha hoje?

E se precisar de ajuda para aprofundar seus conhecimentos e dar o próximo passo, é só chamar.

Com carinho 

Sumaia Thomas

Compartilhe!

Se inscreva em nossa Newsletter!

Veja mais

O Equilíbrio Entre Maternidade e Trabalho

Soluções para Profissionais e Empresas