Antes e depois da minha primeira maternidade, trabalhar home office parecia o lugar ideal. Flexibilidade de horário x disposição x processo criativo com foco no resultado era um sonho que idealizava.
Por meses pensei que teria tempo para tudo e quando necessário me fecharia no escritório para me concentrar. Acreditei que saberia deixar os cuidados diários que exige um lar agradável para trás. Mas cadê o tal escritório para me concentrar?
O tempo de trabalhar homem office chegou, mas quem disse que conseguia trabalhar focada se toda vez que ía buscar um copo de água eu via tudo por fazer?
Pensei… será que trabalhar home office era a solução ideal para mães que queriam continuar trabalhando e passar mais tempo com os filhos? Depois de um tempo vivenciando o home office diariamente, descobri que a minha ideia deste esquema estava equivocada. Home office x minha realidade x minhas características de personalidade não estavam, por assim dizer, se dando tão bem.
A começar pelo escritório que se tornou um espaço para tudo que não tinha lugar depois que as crianças nasceram. Em seguida, porque escolhia para home office o dia que nem a faxineira estivesse em casa. Terceiro, porque a minha necessidade de ambiente arrumado era maior do que imaginava.
Dentro de uma organização, tinha um espaço só meu, alguém para recolher o lixo, preparar um cafezinho e cuidar da limpeza diariamente. Além de disso, tinha à disposição salas de reunião para atender clientes ou finalizar um relatório.
Hoje digo que Meu Home Office é uma grande conquista e que demandou mais do que imaginava para tornar o sonho uma realidade agradável. Precisei de ajuda no estilo do programa “Santa Ajuda” e muita negociação familiar.
E você, o que precisa para conciliar trabalho e maternidade? Como as características pessoais podem interferir na ascensão da carreira e na dedicação a maternidade? São reflexões como estas que tenho trabalhado com minhas clientes em fase de transição. Saiba como a Consultoria Para Mães pode oferecer soluções para apoiar o seu processo de transição.
Com carinho
Sumaia Thomas Para Mães